Maison Dahoui, Cozinha de Bistrô de Autoria

ChefEmpreendedora. Restauratrice. GuestTV.

@ChefDahoui é brasileira de coração, cidadã do mundo e empreendedora por natureza. Se apaixonou pela arte de servir ainda criança, pelas mãos da avó que a criou.

Aos 17 anos, começou a empreender fazendo festas e mais tarde comandou uma barraca de praia no Sul da Bahia onde viu que precisava aprender mais.

Viajou para Paris atrás de conhecimento gastronômico; sem dinheiro, sem falar a língua e sem conhecer ninguém.

Tinha apenas o passaporte francês herdado do pai, que o conheceu aos 19 anos e o viu poucas vezes antes dele falecer.

Passou por muitas histórias de superação e por vários restaurantes, onde aprendeu tudo da clássica cozinha francesa sem nunca ter feito nem um curso, apenas com a mão na massa e os olhos nos livros que encontrava nas bibliotecas.

De volta ao Brasil em 1996, abriu o seu primeiro bistrô, o RUELLA, e apresentou aos brasileiros a Cozinha de Autoria de Bistrô Franco-Brasileira com toques Orientais farta, saborosa plural e valorizando os insumos brasileiros.

Seguiu seu destino como restauratrice e chef, quebrando paradigmas ao criar e cuidar de 7 bistrôs de sucesso entre Rio e São Paulo, de 1996 a 2015. Sua marca era inovar na gastronomia, nos cuidados com sua Equipe e na arte de servir seus clientes.

O viés de empreendedora se manifestou com força no cuidado dos estabelecimentos. Criou projetos, encontrou os investidores, tocou as obras, decorou os espaços com estilo a la Dahoui de reaproveitar os objetos, cuidou de todo serviço, do menu às cartas de drinks e vinhos… E permanece atuando da mesma maneira há 23 anos no Ruella, o mantendo lotado e dando lucro “fazer sucesso é fácil, manter que é difícil” diz a ChefEmpreendedora.

Dahoui é pioneira desde o princípio. Chef mulher, autodidata, jovem ao abrir seu próprio restaurante e montar uma equipe em um meio fechado e machista. Teve que se impor, mas conquistou o respeito e a admiração de seus Colaboradores e não por medo, que chegaram sem conhecimento nenhum. Ela pagou estudos, treinou pessoalmente a equipe e com muita dedicação ensinou a cada um deles uma profissão e a oportunidade de crescer socialmente; o que a tornou ela e seus Colaboradoras em Agentes Transformadores.

Desde 2016, Dahoui vive uma nova oportunidade na carreira: ser uma comunicadora. Foi a única mulher no mundo a apresentar a franquia Hell’s Kitchen e depois foi convidada para ser jurada em 2 BBQ’s Brasil que a tornou uma Assadora completamente apaixonada pela arte de viver com o Fogo e a Brasa.

No começo da virada de seus 50 anos, ela abraçou uma nova profissão que a deixou apaixonada pelo mundo da TV.

O ano de 2019 veio trazendo mais novidades. Dahoui vendeu suas franquias e ficou apenas com o ‘primogênito’ RUELLA, onde continua fazendo lindos casamentos desde 2001 quando lá se casou. E mais uma vez foi pioneira em mini weddings em restaurantes .

O plano agora é ter tempo para estudar roteiro e direção de TV. Enquanto isso, está em três canais como jurada no reality “A Grande Causa”, que esta no ar em todos os países da América Latina pelos canais Discovery, Food Network e TLC. Na atração, o prato do Chef vencedor será vendido em centenas de McDonalds e o lucro beneficiará milhares de jovens em situação de risco no Brasil, Argentina, Colômbia e México.

Em 2020 as estreias continuam em alta: a chef estreará como showrunner… e apresentadora para mostrar que o Brasil tem tudo para se tornar um destino não só pelas belezas naturais, mas principalmente pela riqueza Gastronomica…
além de mostrar vários casos de sucesso de pequenas empreendedoras mulheres que transformaram suas vidas com muito suor e garra para servir de inspiração a novas empreendedoras… aguardem as novidades!

Como Dahoui costuma dizer: “sucesso é ser feliz, se divertir e fazer o bem sem olhar a quem; sempre compartilhando o conhecimento para transformar vidas”.

Restaurantes

Restaurantes que a Restauratrice e Chef criou, buscou patrocínio, construiu, decorou, treinou as Equipes e geriu:
  • 1996 Ruella – Vila Olímpia/SP
  • 1998 Café Bistrô – Moema/SP
  • 1999 Bar d’Hôtel – Leblon no Hotel Marina/ RJ
  • 2004 Bar do Lado – Leblon no Hotel Marina/ RJ
  • 2006 À Côté – Jardins/SP

Em todos os restaurante o lixo foi reciclado e suas Equipes treinadas a cuidar da natureza economizando água, luz, gás e a manter desperdício zero de alimentos com premiação a quem batesse metas de economia.

Fotos