Maison Dahoui, Cozinha de Bistrô de Autoria

Restauratrice. Chef. Alquimista.

Pernambucana de origem franco-italiana, a profissional já viveu em vários lugares do Brasil sendo que no Nordeste passou até seus 11 anos, quando se mudou com a Mãe e o padrasto para Petrópolis. Seu pai era francês e faleceu em 2009. Os dois tinham pouco contato e se conheceram quando Dahoui já tinha 19 anos.

A Chef cresceu entre as costuras e a cozinha das amadas avó e mãe, filhas de italianos que sempre adoraram ter a mesa farta repleta de família e amigos.

Aos 18 anos começou a trabalhar com costura e a fazer festas temáticas em Petrópolis, quando descobriu o dom de cozinhar, servir e decorar.

Aos 22 anos quis mudar tudo e foi trabalhar em uma barraca na praia, no Sul da Bahia, que logo virou ponto de encontro e referência no local. Porém Dahoui queria mais! Aos 23 anos decidiu ir para a França estudar fotografia e aprender tudo sobre gastronomia mesmo sem falar francês. Não tinha, não conhecia ninguém e enfrentou diversos tipos de preconceitos.

A profissional começou lavando louça e foi crescendo rapidamente. Não fez curso de gastronomia, mas tudo que sabe aprendeu pelos bistrôs que trabalhou passando por todos os setores: cozinha, bar e salão. Sua experiência rendeu grandes aventuras e muita história pra contar!

Voltou para o Brasil aos 26 anos, quando começou fazendo sobremesas para restaurantes e pequenos jantares. Logo depois arrendou o almoço de um bar no Itaim que virou um sucesso! Porém, seu desejo sempre foi expandir. Surgiu então o desejo de criar seu Bistrô, um lugar em que os colaboradores fossem o principal ingrediente da receita para que o resultado do amor entre a equipe refletisse em clientes e fornecedores muito satisfeitos!

Hoje, é uma empreendedora de sucesso. Proprietária de Bistrôs bem sucedidos localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Restaurantes

Em 1996, Dahoui inaugurou o bistrô, Ruella Vila Olímpia. A profissional idealizou um local que fosse a extensão de sua própria casa, onde todos se sentissem à vontade e consumissem uma excelente culinária. Por isso pensou em detalhes desde a decoração até o atendimento, que é feito por jovens descontraídos.

Desta maneira, a profissional fez um trabalho único por meio da apresentação de uma Cozinha de Bistrô de Autoria farta, saborosa e simples, da Provence francesa, o que também ajudou a tornar a profissão mais conhecida.

Desde então, o Ruella está sempre com sua lotação máxima e serve de inspiração para vários chefs.

O crescimento foi inevitável e aos 30 anos, em 1998, deu vida ao Café Bistrô em Moema. Logo em seguida rumou para solos cariocas quanto foi convidada pelos donos dos hotéis Marina, no Leblon. Depois, em 1999 foi a vez de revolucionar a gastronomia carioca com o Bar d’ Hôtel, um grande sucesso! Além disso, cuidou também de A&B dos Hotéis, onde fez padaria, boulangerie e sorveteria.

Em 2001, aos 32 anos fez a festa de seu 2º Casamento no Ruella Vila Olímpia. Depois disso, engrenou em mais uma frente de negócio. Tornando-se referência na realização de mini wedding, hoje os três Bistrôs Ruella são procurados assiduamente para esse tipo de cerimônia.

Em 2004, criou o Café d’ Hôtel, que funcionava dentro do Bar d´Hotel. O estabelecimento servia desde café da manhã, até lanches diversos e produtos de pâtisserie. O sucesso foi tão grande que o Café da Manhã passou a ser servido também para os não hóspedes. Devido à demanda, este serviço recebeu um novo espaço no próprio Hotel Marina All Suítes denominado Bar do Lado. Espaço pioneiro na tendência de cafés. Dahoui aprimorou ainda mais o serviço quando convidou a barista Isabela Raposeiras para criar um Blend de café exclusivo do espaço.

Em 2006, Dahoui criou o À Côté Bistrô, localizado no bairro Jardins, a novidade foi instalada em um belíssimo casarão dos anos 20. Em 2009, a chef realizou um grande sonho, o Restaurante-Escola.

Em 2010, a profissional firmou uma grande parceria com Letícia Urbano Lopes, paulistana, consultora e detentora de expertise em gestão. A sociedade rendeu bons frutos e juntas transformaram o Ruella em uma empresa sólida.

Em 2011, aos 42 anos, as sócias inauguraram o Ruella Pinheiros. A casa oferece Fondue nos meses de frio, Brunch aos domingos e o Dînner Jam, este último todas as quartas-feiras, noite que virou um reduto de músicos conceituados.

Em 2015, aos 46 anos inaugurou seu sétimo restaurante e o 3º Ruella , o Ruella Mário Ferraz que tem a mesma alma, décor e pratos da casa “mãe”.

Nos restaurantes a mutação é constante, as sócias procuram inovar sempre, sem perder o conceito, qualidade, padrão e principalmente a alma!

Nas Cozinhas a chef garante uma gastronomia de Bistrô de Autoria, “plural e confortável”, re-visitando vários continentes com seu paladar franco-pernambucano. Uma releitura despretensiosa e caseira de interpretar clássicos gastronômicos com toques das colônias francesas, traduzidos para o paladar do Brasileiro. As refeições são balanceadas e contam com os melhores produtos disponíveis, cuidados com amor e de forma artesanal por sua equipe feliz e unida, com o intuito de deixar os clientes em harmonia. “Afinal somos o que comemos!!”.

Nas Decorações deu vida as sete casas diferentemente de forma irreverente, sofisticada, cool, simples, rústicas, ousadas e aconchegantes. As empresárias gostam de receber e surpreender para que os Clientes possam celebrar a vida por meio de encontros, aromas e sabores!! Dahoui sempre reaproveita materiais, e recicla móveis e objetos pinçados de antiquários, evitando assim gerar mais lixo no planeta, “deixando tudojuntoemisturado!”

No Conceito cuida de tudo com muita atenção, desde criar o conceito, tocar a obra, fazer parcerias criativas, criar e fazer a decoração; criar, desenvolver e implementar o menu, carta de drinks e carta de vinhos; além da iluminação, música, programação visual e uniformes. Dahoui ama gerar oportunidades, multiplicar conhecimento e transformar a vida dos seus Colaboradores. Ela cuida pessoalmente do treinamento de cada um! Muitos chegam sem saber nada da profissão, aprendem tudo nos seus Bistrôs e ficam com Dahoui por muitos e muitos anos. Eles se tornam e formam a Família Ruella!!! E por fim conquistam os clientes, parceiros e fornecedores, criando assim a corrente do amor. “É simples, basta você tratar o próximo como gostaria de ser tratado”.

Para Dahoui e Letícia o importante é sempre visar o bem estar da equipe, investindo na formação de nossos profissionais com escola e cursos técnicos. Elas enxergam que é fundamental que sua Equipe esteja feliz, sem fazer jornada dupla, com bons salários, seguro saúde e manter diálogo aberto. Tudo é decidido entre a equipe com conversa e votação aberta.

Conceitos que julga essenciais para manter o alto astral: “Acreditamos realmente que a energia é fundamental para que a comida alimente não só o corpo, mas também a alma. Cuidamos da nossa equipe como cuidamos da nossa família. Acreditamos que essa é a razão pela qual não termos muita rotatividade de Colaboradores”.

Sem descuidar do Planeta, desde 1996 Dahoui faz reciclagem do lixo gerado nos restaurantes cuidando do meio ambiente: “no começo enviava fax para os proprietários de restaurantes para tentar convencê-los a reciclar o lixo de seus restaurantes, mas ninguém respondia. Então pagava uma combe para vir retirar e levar o lixo para reciclagem!”.

Participa de campanhas sociais, dá aulas de culinária, faz palestras para as comunidades carentes e faz o trabalho de encantamento junto a estas Equipes e ONGs que ajuda.

Em 1998 foi a Lyon fazer uma viagem gustativa e trouxe o Vinho Francês Morgon do vinicultor Dominique Piron. E por 10 anos tiveram o vinho da casa com rótulo Ruella, cada ano com uma novidade.

Em 2001, produziu e lançou 2 CDs com coletânea de músicas que tocam nos seus Bistrô’s: o La Musique du Ruella e o Bar d´Hôtel Beats, ambos gravados pela Universal Music e o compositor e musico Celso Fonseca. Os primeiros e únicos Cds de restaurantes no Brasil com músicos consagrados e todos os direitos autorais negociados. Foram lançados com uma festa no Parque Lage no Rio que estava fechado há mais de 10 anos. Gostou tanto, que em 2008 lançou o 3º CD, o La Musique de Dahoui pela gravadora ST2 com festa na Casa das Caldeiras em São Paulo.

Com o nascimento de sua filha Noáh começou a escrever o Livro A Pequena Ruella para compartilhar com todos sua visão pluralista, otimista, irreverente, saudável e sem pré-conceitos que tem em viver a vida, onde as diferenças são enriquecedoras e o verdadeiro sucesso é ser feliz, afinal cada um tem a sua receita de felicidade! Uma linda história infantil com receitas para toda a família, publicado pela Editora Matrix e ilustrações da Santuzza Affonseca, lançado em outubro de 2015 num piquenique no Ruella da Vila Olímpia.

Fotos